
"Starry Night Over the Rhone" 1888 - Vincent Van Gogh
Um homem olha pela janela num dia cinzento de Outono, lá fora o tempo está hesitante - pensa ele. Decide vestir gabardine e levar chapéu-de-chuva. A meio do caminho chove, ele num segundo apercebe-se que se esqueceu do chapéu-de-chuva no banco do autocarro, olha para o céu e sente as gotas pingar na sua face, vê-as cair redondas nas lentes dos óculos, e ri-se, por dentro tem os braços abertos e grita, por fora apenas virou a cabeça em direcção ao céu.
Encaminha-se para o emprego, fala do tempo no elevador e do sucedido com os colegas de secção. Ao almoço o Sol já brilha, há futebol de noite, alinham-se tácticas, soltam-se gargalhadas ao sabor de cerveja sem álcool num refeitório formato escola. São 18horas, hora de sair, já anoitece, trocam-se umas frases de ocasião com o segurança em escala nesse dia:
- "Hoje o dia esteve estranho"
- "Pois esteve"
- "Ainda por cima agora os dias são mais curtos..."
- "Sim, agora até Dezembro é sempre assim, mas lá para Janeiro já começam a abrir"
- "Pois é... é assim a vida, o tempo passa e nós andamos ao sabor dele, até amanhã então"
- "Amanhã estou de folga mas está cá o Sr. Paulo... até sexta"
- "Vocês com os horários rotativos também têm uma vida complicada, mas tem de ser... até sexta então"
- "Pois... até sexta"
Horas mais tarde o Segurança olha para o relógio, faltam 10minutos para sair, já acabou a ronda ao edifício, dá uma última espreitadela no hall de entrada, esta tudo bem, vai trocar de roupa, são agora 22 horas em ponto, liga o alarme, verifica 2 vezes as fechaduras - como aprendeu na formação - e vai dar uma vista de olhos na porta da garagem.
Entra no carro, solta um suspiro. Acompanha o resto do relato no caminho para casa, 0-0, está tudo em aberto. Envia uma mensagem á mulher:
- "Boa noite amor, estou agora a sair do trabalho, podes ir aquecendo-me o jantar, beijos"
Tudo está bem, afinal, para ele, amanhã é feriado...
De Carla Andrade a 18 de Novembro de 2008 às 14:01
e vivam os feriados :-D bjokas
De Rebelo a 18 de Novembro de 2008 às 14:31
Feriado???? quando???onde???
ò Mr Anger mais vale amar que odiar mesmo depois de ser o único a amar.
Este seu blog chegou-me pelo meu mail. (?????)
De qualquer forma ...sim...tem alguma coisita de interesse.
De clc a 18 de Novembro de 2008 às 16:34
Bem...não sei quem és porque recebi uma noticia da existencia deste Blog no meu mail...
Estás de parabéns :)
Agora...se o Amor não magoasse que piada teria ele? Fazer-nos sentir sempre o mesmo, a mesma segurança, nunca sentirias que estás vivo, o coração não batia tão forte quando vez quem amas, não sentias o aperto no peito quando nos magoam e quando magoamos... A isto chama-se viver e aprender :)
Quem ama, aprende
Quem tem medo, ainda não aprendeu
Quem odeia, não aprende
Bjs da clc***
De Guadalupe a 18 de Novembro de 2008 às 21:46
Obrigada MRANGER por me ter dado a conhecer o seu blog. Prometo vir cá, mais do que a existencia de feriados permitiria.
De Edgar a 18 de Novembro de 2008 às 21:49
Não sei quem és, recebi um email com um link para o blog, dei uma vista de olhos e vou comentar.
Sabes que na vida existem as coisas boas e as coisas más, como é óbvio preferimos as coisas boas.
Uma diferença entre as pessoas é a forma como o encaram, temos por exemplo as pessoas que não ligam nenhuma às coisas que lhes acontecem e para elas tudo é indiferente, temos também as pessoas que sofrem muito quando qq coisa de mal lhes acontece (esquecem-se com frequência as coisas boas que lhes acontecem) e por fim temos as pessoas que de forma positiva aproveitam tanto as coisas boas como más (existe uma lição de vida em cada uma delas, podemos e devemos aprende-las e seguir em frente alterando algo em nós se for caso disso).
Odio: Não me parece que sejas do tipo de pessoa que odeia algo/alguém, normalmente uma pessoa que odeia age de forma destrutiva com aquilo que odeia (tenta destruir, difama, etc).
Tu parece-me que procuraste um local onde desabafar/descarregar o "ODIO" (este blog), desabafas de forma não destrutiva perante o que te causa a dor (se eventualmente te conheço não consigo identifica-lo pelos textos).
Definição vulgar de AMIGO/A: Alguém que está sempre com opinião idêntica à nossa, se estamos contra alguém também está, se gozamos com alguém também goza, etc.
Outra definição de AMIGO/A: Alguém que nem sempre tem a mesma opinião mas não cria guerra por isso, em situação de guerras abre uma porta para fazer as pazes, pede desculpa quando erra (sim TODAS as pessoas ERRAM, mesmo nós próprios por muito que possa custar), etc.
Como já foi aqui referido em vários comentários, amigos são poucos e conhecidos muitos, não quer dizer que se deve tratar mal ou ignorar os conhecidos, a meu ver deve-se sim tornar os conhecidos em amigos, nem sempre é possível, outras vezes leva muito tempo (existem situações em que se tornam inimigos e só bastante tempo depois amigos).
Soluções:
- Não viver no passado, mas também não o esquecer (a cada dia que passa validar todas, pelo menos algumas, lições aprendidas por muito que se diga que é e será sempre assim, não é nem será sempre assim, à muitos anos atrás a Terra era plana hoje não é, o produto "qualquer coisa" era mau, hoje não é e amanhã poderá voltar a ser mau...);
- Não assumir constantemente a culpa, principalmente se não for tua, é muito bonito limpar o nome dos outros mas é mau não deixar o outros aprenderem e responsabilizarem-se pelos erros que cometem;
- Não te isoles, procura amigos com interesses comuns (musica, passatempos, etc), não sei se é o teu caso mas não tentes ter sempre razão, mas certamente algumas vezes tens;
- Nunca deixes de sonhar mas sê realista;
- Cria objectivos POSITIVOS a curto prazo e a longo prazo, e luta por eles, mas tem sempre consciência dos tempo de execução de cada um deles, não estejas ansioso antes do devido tempo, atenção que as vezes parece que esta tudo contra, mas não desistas deles.
Fica bem
De sandra a 18 de Novembro de 2008 às 22:53
Gostei muito do teu blog!
Thanks por teres enviado o link....
:)
De
... a 18 de Novembro de 2008 às 23:35
Boas,
Blog interessante...
Gostei do layout.
Cumprimentos
De Anny a 19 de Novembro de 2008 às 12:37
Feriado, onde? ... :/
nao faço ideia de quem és, este blog também me chegou por e-mail, mas deixo aqui a minha opinião:
concordo com comentários que aqui foram ditos...
o ódio para mim é uma energia negativa que tem como fim ou uma acção negativa, ou um estado de espírito negativo, ou ambas as coisas... portanto devemos fazer um esforço para conseguir perdoar certas coisas e devemos ter a capacidade para seguir em frente... A vida existe para "experimentarmos a nossa existência como matéria palpável" e existe sem duvida para nos melhorarmos e ficar odiando alguém ou algo não será a melhor opção...
De Anna a 20 de Novembro de 2008 às 01:53
ola ;)
tbm n faço ideia de kem sejas...
tbm recebi este endereço pelo mail...
o ódio é uma energia negativa que nao chega a lado nenhum, e quando chega das duas uma: origina um mau estar fisico ou psicologico...
todos nós nascemos para nos melhorarmos, e nao para ficar odiando algo ou alguem...
*
De Maria Helena Lopes a 21 de Novembro de 2008 às 15:52
Boas, tal como os outros também apareceste inopinadamente no meu mail.
É bom teres um lugar para desabafar e dares -te a conhecer aos outros, como penso que foi o que quiseste fazer.
Ama mais e muito e tenta transformar o ódio só em irritação, é uma forma de se viver a vida mais feliz.
Mas, para já, estou mesmo muito satisfeita por ter encontrado tanta gente de boa vontade na net a dar-te conselhos. Espectacular!... Gostei mesmo muito.
P.S. E o quadro do Van Gogh, não é mesmo uma beleza?...
De
Mr Anger a 21 de Novembro de 2008 às 20:30
Cara Helena, cara Helena,
Tarde demais, já cortei os pulsos, vou passar a escrever sobre borboletas tropicais com os pés...
E o que dizer sobre Van Gogh... como diria o outro (Vasco Santana na "Canção de Lisboa" se a memória não me falha) não tenho mais palavras... não tenho mais vinho...
Cumprimentos e a minha depressão nervosa (do qual Van Gogh “também” padecia) envia-lhe um obrigado pela sua preocupação
Mr Anger
Nota: Não devia fazer isto, mas para os mais distraídos, o Mr Anger é um alter-ego (eu gosto de escrever com hífen)... mas xiu, não conte a ninguém...
De Blá, Blá, Blá... a 22 de Julho de 2009 às 23:54
Esta "Starry Night" de Van Gogh é lindíssima, mas a de 1889 é imbatível.
Isto na minha opinião de Blá, Blá, Blá... Blá Bá, Blá... Blá, Blá, Blá...
De
Mr Anger a 30 de Julho de 2009 às 02:39
Cara Blá,
Não fique triste, também é bonito, eu desculpo-a por gostar de coisas mais "mainstream" :D
Mr Anger
De Blá, Blá, Blá... a 1 de Agosto de 2009 às 16:18
Ó Anger,
Bem, anda mesmo amoroso comigo... Perdoa-me? A sério?
Sou "mainstream"? De verdade?
Gosto mais do céu de 1889 porque transborda de emoção. Adoro Van Gogh e o céu de 1889 porque me comunica mais do que milhares de palavras. Se isso é ser "mainstream" ou não, "tanto se me dá como se me deu".
Já que o Raiva está imbuído de espírito pacífico (andará a perder qualidades?) para comigo, também eu estou disposta a perdoar-lhe o ter voltado a estereotipar-me.
Também lhe perdoo!
Blá, Blá, Blá... (Paz! Pás, Pás, Pás...)
De
Mr Anger a 1 de Agosto de 2009 às 18:14
Señorita Blá,
"Ó Anger" ?! Mas já chegamos a essas intimidades ?! Não me diga que também já pensa/alucinou que andou comigo na Escola, olhe que eu nunca meti os cotos, ou pés, nos Salesianos (que me recorde) :D
Ai ai...
51/73
Mr Anger
De Blá, Blá, Blá... a 1 de Agosto de 2009 às 19:20
Ó Anger, Ó Raiva, Ó Porreiro, Pá!
Também nunca pus os pés nos Salesianos, pá!
Tive de aturar outras instituições mas nessa nunca entrei, pá.
O Anger tem cotos?!? Foge!!! Foge!!! Foge!!!
Já agora, Ó Raiva, onde está a critíca política neste blog???
É só quando o defunto rei faz anos?
Fui atraída para este blog com promessas de críticas políticas mordazes... Quais criticas polícas mordazes, quais carapuças??? Onde estão elas?
Afinal, começo a acreditar que o Mr. Anger, pertence ao grupo dos porreiros, pá! :D :D
Enganam-se assim as pessoas, pá?
Ó pá, francamente!
E :"Ai, ai... "digo eu!
Blá, Blá, Blá...
De
Mr Anger a 1 de Agosto de 2009 às 21:41
Blázona,
Esteve muito longe de me ferir com isso dos "enganos"... vá aprender com a Mel... mas cuidado... tem muito que aprender :D:D:D:D
(raios partam os caniches.... chiça!!!! :D )
Mr Anger (ksss kssss!!!!)
De Blá, Blá, Blá... a 2 de Agosto de 2009 às 00:50
Angerzão,
Hombrecito Anger, aprender, aprendo sempre que posso... com todo o prazer... mas sempre com quem me apetece.
Que ainda tenho muito a aprender, sei-o bem.
Ai, agora o Angerzão anda armado em paternalista???
Comigo?!?
Quer-me escolher os professores??
O Angerzão é que tem muito a aprender com a Mel... Recomenda aos outros o que lhe faz falta a si. (Já lhe topei o estilo! Oh, oh!).
Esqueci-me de lhe perguntar o significado daquele enigmático: 51/73, que escreveu ali para cima.
É matemática técnica?
Ou quer dizer que em cada 73 das suas afirmações 51 são mentiras?
Esclareça-me, por favor.
"(raios partam os caniches.... chiça!!!! :D )", afirma o Angerzão. Até que enfim que estamos de acordo nalguma coisa, raios partam mesmo!
Blá, Blá, Blá...
O que quer dizer "Ksss, Ksssss !!!!"??? Safa, Ó Anger só sabe falar linguagem técnica? Chiça!!!
De Blá, Blá, Blá... a 5 de Agosto de 2009 às 11:07
Caríssimo Inimigo,
«Blázona, Esteve muito longe de me ferir com isso dos "enganos".»
Ferir? Ferir? Acha que eu o queria ferir??
Confrontá-lo com as suas incoerências é querer feri-lo?
O Anger tem muito jeito para o Melodrama. Se algum dia se encontrar no desemprego, tem futuro mais do que garantido no Teatro.
Ai, se o Diogo Infante o descobre, dá-lhe um contracto vitalício...
Caro inimigo, não gosto de ferir ninguém, nem a si (imagine só!).
Cumprimentos,
Blá, Blá, Blá...
De Blá, Blá, Blá... a 25 de Julho de 2009 às 22:12
O céu de Van Gogh com "Eine Kleine Nachtmusik" de Mozart é ouro sobre azul. Perfeito!
http://www.youtube.com/watch?v=k3OcmIbstO0&feature=SeriesPlayList&p=E04E88A5E2EFB31C
Comentar post